AAEUM - Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho
10 boas razões para ser sócio da AAEUM
A AAEUM foi criada com a missão de representar e dinamizar a comunidade dos antigos estudantes da Universidade do Minho. Uma comunidade que representa actualmente mais de 25.000 graduados, presentes por todo o país e a nível internacional, ocupando os mais variados cargos e papéis profissionais e sociais, acrescentando, com toda a certeza, um enorme valor à sociedade Portuguesa.
 
Desde a sua fundação em 1989 a AAEUM tem procurado desenvolver a sua actividade de forma a, por um lado, promover a continuidade e fortalecimento dos laços de ligação entre a Academia e os Antigos Alunos e, por outro lado, promover e valorizar no presente o Antigo Aluno, para além da sua envolvente.
 
Em 2009 comemora os 20 anos de actividade com a ambição de ir mais longe. Pelo valor da comunidade que representa são muitos os projectos a desenvolver com os Antigos Alunos e com a Academia.
 
Estas são dez razões porque faz sentido ser sócio da AAEUM:
 
1. MANTER O CONTACTO (COM A ACADEMIA E COM OS ANTIGOS ESTUDANTES)
 
Aprendemos durante todo o percurso da nossa vida
 
A conclusão da graduação é apenas o início de uma nova fase e não deve significar a ruptura com a rede estabelecida durante a passagem pela Universidade do Minho. A AAEUM é uma forma de manter o contacto com a Universidade e obter acesso à informação sobre as novas oportunidades de formação, de investigação e desenvolvimento e outras que ela disponibiliza. O crescimento da Universidade do Minho foi sempre constante desde a sua criação. Em mais de 35 anos de existência conta agora com novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos e promove investigação e desenvolvimento, em todos os quadrantes disciplinares. Conta com novas instalações, laboratórios e recursos, nos campi de Gualtar e de Azurém. É entre as universidades portuguesas uma das universidades mais jovens e dinâmicas, reconhecida a nível nacional e internacional.
 
Os nossos contactos são a nossa rede de conhecimento
 
A AAEUM permite não só manter o contacto com a Academia mas também com os antigos colegas, quer do nosso curso quer da nossa Academia, ou simplesmente com os amigos que fizemos. Permite também fazer novos contactos com alunos que não tivemos oportunidade ainda de conhecer porque frequentamos tempos ou espaços diferentes da Academia. Contactos que são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A nossa rede de contactos pessoais e profissionais pode ser largamente actualizada e enriquecida com contactos de antigos estudantes que ocupam agora cargos, funções e actividades, de Norte a Sul do país e no exterior, que podemos incluir na nossa rede e recorrer sempre que necessitemos de determinada competência ou ajuda, com uma maior relação de confiança. A AAEUM, para além da informação que detém sobre os antigos alunos e que disponibiliza sobre os seus associados, promove e organiza um conjunto de actividades que permitem aproximar e promover a confraternização e a troca de conhecimento entre todos. É sempre bom recordar “os velhos tempos” em que por cá andamos e, se com isso alargarmos a nossa rede, ficamos a ganhar muito mais.
 
 
2. APOIAR A TUA UNIVERSIDADE, Seremos sempre UMinho
 
Fomos estudantes durante um curto ou longo espaço de tempo, mas seremos antigos estudantes para sempre. Não somos apenas a nossa formação, mas somos em parte resultado dela. Como antigos estudantes não podemos ser desinteressados sobre a nossa universidade, devemos antes valorizá-la e mostrar que se ocupamos um lugar na sociedade e desempenhamos um papel no desenvolvimento da economia, da cultura e da sociedade portuguesa em geral, foi porque adquirimos conhecimento e ferramentas que a Universidade do Minho nos facultou à partida. O prestígio da nossa formação é um valor que não devemos desvalorizar. Ser sócio da AAEUM é uma forma de estar próximo e de mostrar que continuamos a apoiar a Universidade do Minho.
 
 
3. RECEBER INFORMAÇÃO ACTUALIZADA SOBRE DIVERSAS INICIATIVAS EM CURSO
 
A AAEUM desenvolve um plano de comunicação pensado para chegar junto dos seus associados, independentemente da distância física a que se encontram. Dispõe de um conjunto de ferramentas de comunicação com recurso às novas tecnologias que permitem a interactividade e a facilidade da comunicação com os seus associados e destes com a associação. Disponibiliza regularmente diversos conteúdos de informação sobre as suas actividades, as actividades da Universidade do Minho e sobre a sua envolvente económica, cultural e social, entre outros conteúdos que entendemos de interesse em divulgar. Entre outros meios, a AAEUM promove os seguintes meios: Portal AAEUM (diversas funcionalidades colaborativas de informação e interacção), Newsletter AAEUM, Revista AAEUM (RAE), Informação Periódica por Email, Colunas em Publicações Académicas ou Sociais.
 
 
4. ACTIVIDADES AAEUM
 
Cultura, Desporto, Lazer e actividades sociais
 
A AAEUM organiza um conjunto diverso de actividades de carácter cultura, desportivo e social, direccionadas para os Antigos Alunos, amigos e familiares que procura aproximar os antigos alunos, a Academia e a envolvente social. Os sócios da AAEUM podem participar em actidades da AAEUM, ou realizadas em parcerias, em áreas diversas. Encontros, jantares, viagens, caminhadas, visitas culturais, exposições de trabalhos de antigos alunos são algumas das actividades que a AAEUM realiza regularmente. A AAEUM apoia a prática desportiva de uma equipa de FUt5 e de uma equipa de Basquetebol.
 
5. EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
 
Promover o sucesso profissional dos Antigos Alunos da Universidade do Minho é uma das acções mais importantes que a AAEUM desenvolve. Procurando desenvolver laços de ligação e sinergias com o mercado de trabalho através da dinamização de uma Bolsa de Ofertas e de Procura de Emprego, através da qual são divulgadas variadas oportunidades de emprego para os diferentes níveis de formação dos graduados da Universidade do Minho. Numa relação estreita com a Universidade do Minho divulgamos oportunidades de concurso a bolsas de pós-graduação no âmbito de projectos e outras acções de investigação e pedagogia desenvolvidas pela Universidade do Minho. No ano de 2008, a AAEUM divulgou junto dos seus associados 240 ofertas de emprego e130 bolsas de investigação e participou em 4 Feiras de Emprego (no Multiusos de Guimarães, no Campus de Azurém, no Campus de Gualtar e na Escola Secundária Carlos Amarante.
 
A AAEUM e os seus parceiros oferecem um leque variado de formações técnicas, complementares à formação académica e necessárias à valorização do desempenho profissional e ao desenvolvimento de competências específicas, procurando ir sempre ao encontro da medida das necessidades profissionais dos nossos associados. No ano de 2008 a AAEUM realizou 12 cursos de formação.
 
 
6. ACESSO ÀS BIBLIOTECAS FÍSICAS E DIGITAIS E BASES DE INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE
 
Promover o acesso ao conhecimento
 
A Universidade do Minho dispõe de um acervo de publicações académicas, científicas e culturais de enorme valor e dimensão, distribuído por inúmeros centros de documentação afectos à Universidade em geral e aos Institutos e Escolas em particular. Para além do acervo próprio, é possível ainda aceder através da rede da Universidade a diversas bibliotecas científicas nacionais e internacionais disponíveis para consulta nas instalações da Academia. Munidos do seu cartão, os sócios da AAEUM podem aceder aos Serviços de Documentação da Universidade do Minho em Braga e Guimarães, frequentar os espaços de estudo e de consulta livre dos livros e documentos e requisitar os mesmos para consulta em casa, sempre que disponíveis, seja para uso pessoal ou profissional.
 
 
7. ACESSO ÀS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE
 
Promover o desporto e a manutenção física.
 
A Universidade do Minho dispõe de excelentes instalações próprias para a prática de desportos Universitários, num leque muito variado de modalidades e de inúmeros equipamentos de manutenção física, que batem de longe os recursos de qualquer ginásio citadino. Aos sócios da AAEUM, munidos do seu cartão de associado, é garantido acesso às infraestruturas, ginásios e equipamentos académicos e à prática de muitas das modalidades de desporto competitivo ou de manutenção física, em Braga e Guimarães. A actividade física continuada é essencial para a saúde e o bem-estar.
 
 
8. ACESSO A OUTROS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES DA UNIVERSIDADE
 
Visitar, frequentar a Universidade e ter acesso aos recursos universitários.
 
Através do excelente relacionamento institucional que desenvolvemos em parceria com a Universidade do Minho, os sócios da AAEUM têm acesso a um conjunto de serviços disponibilizados pela academia. Os associados da AAEUM possuem condições vantajosas na frequência dos Cursos Livres de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UM (desconto no valor da propina). Tal como se fossem alunos, os sócios da AAEUM, munidos do seu cartão de associado, podem utilizar os serviços dos laboratórios de informática da Universidade do Minho, os serviços dos bares, cantinas e restaurantes da UM, entre outros serviços disponibilizados.
 
 
9. LIGAÇÃO COM A AAUM
 
Reciprocidade de direitos associativos entre alunos e antigos alunos.
Participar na “vida” académica.
 
Ser associado da AAEUM é uma oportunidade para os antigos alunos de continuarem a usufruir de muitos dos direitos que usufruíam enquanto estudantes e sócios da AAUM (Associação de Estudantes da Universidade do Minho). É garantido o princípio de reciprocidade no tratamento dos associados. Munidos do cartão de Antigo Estudante (substitui em pleno o cartão de estudante neste âmbito) podemos sentir que não somos diferenciados e excluídos do mesmo tratamento que é garantido aos alunos e sentir, de certa forma, que não somos muito diferentes dos actuais alunos (embora um pouco mais velhos) e acompanhar igualmente as actividades associativas académicas como o fazíamos enquanto estudantes.
 
 
10. PROTOCOLOS E PARCERIAS
  
Benefícios exclusivos com parceiros da AAEUM.
 
A AAEUM negociou com um conjunto de entidades condições de benefícios exclusivos para os seus sócios no acesso a serviços e bens distribuídos pelas áreas de: alimentação; formação e educação; casa e lar; imagem, som e informática; livrarias e editoras; moda e prendas; motor; lazer e tempos livres; saúde, bem-estar e beleza; serviços profissionais e financeiros; viagens e transportes. Procuramos ter o cuidado de oferecer um conjunto de benefícios bastante variado que traga vantagens efectivas para o nosso quotidiano e, em particular, vantagens económicas, quer do ponto de vista pessoal quer profissional.
 

 

http://www.aaeum.pt/?idc=14&idi=31778