AAEUM
Linkedin
ContactosFacebook
AAEUM
RSS 19 de Novembro de 2017
Notícias Recreativas e Culturais
Data: 2011-10-20
Caminhada AAEUM - Trilho do Medronheiro (30 de Outubro)

 

Realiza-se no último domingo deste mês, em Fafião, aldeia do concelho de Montalegre, o "Trilho do Medronheiro", evento organizado pela Associação de Desenvolvimento de Fafião "Vezeira" a que a AAEUM se associa.

Em substituição das tradicionais caminhadas, a AAEUM associa-se ao evento organizado pela Associação de Desenvolvimento de Fafião "Vezeira" e convida os seus associados a conhecerem as tradições da aldeia de Fafião (Montalegre) em pleno PNPG. Na sequência de outras actividades que foram colocadas no terreno pela Associação de Desenvolvimento de Fafião "Vezeira", o "Trilho do Medronheiro" é mais uma recuperação de caminhos tradicionais dos pastores e realiza-se no próximo dia 30, a partir das 10 da manhã. Uma oportunidade para conhecer uma das comunidades do PNPG que melhor tem conseguido preservar a genuinidade do seu património e das tradições culturais.

O trilho é grau dificuldade média, com cerca de 9,5 Km de comprimento e a meio do percurso será oferecido um lanche típico. A inscrição é obrigatória, a realizar até ao próximo dia 28, e a organização solicita uma pequena contribuição voluntária para com a Associação “Vezeira”.

Dados para a inscrição: Nome; Localidade; Distrito; Telemóvel/Telefone e email.

Informação sobre Fafião

Fãfião está situada na zona leste do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na margem direita do rio Cávado, no concelho de Montalegre. Fica perto do paredão da barragem da Salamonde e da estrada Braga-Chaves. Conserva intacta uma obra-prima do engenho popular: o Fojo do Lobo. Uma armadilha ancestral feita em pedra e que consiste num poço profundo ao qual conduzem duas altas paredes de granito que, começando muito afastadas, vão estreitando progressivamente até quase se juntarem no final. Os lobos eram acossados por meio de uma batida até à entrada da armadilha, a partir da qual não tinham outro remédio senão seguirem em frente até ao buraco, onde acabavam por cair.
 
Googlemaps para a caminhada

ponto de encontro (Braga): 8h30 Pastelaria Montalegrense 2


Ver Pastelaria Montalegrense num mapa maior

ponto de encontro (Fafião): 10h00 Café Fojo do Lobo


Ver mapa maior

 

Voltar
Imprimir
Parceiros AAEUM
Universidade do Minho|
Parceiros de Eventos/Serviços
|

MAILLING LIST
Regista-te!
Recebe as nossas informações
Subscrever
Publicidade
Inscrição Novo Sócio