AAEUM
Linkedin
ContactosFacebook
AAEUM
RSS 25 de Setembro de 2017
Notícias Recreativas e Culturais

A exemplo das anteriores edições, a Associação dos Antigos Estudantes da AAEUM associa-se a mais uma edição da Páscoa na Neve. As inscrições para 2010 abrem Quarta-feira, dia 9 de Dezembro. O destino é mais uma vez o Vale da Cerdanya (Espanha).

O ciclo de visitas “Olhares sobre Lugares” pretende proporcionar aos sócios da AAEUM a possibilidade de conhecerem mais profundamente os locais, paisagens e património que nos rodeiam. A próxima visita está marcada para o dia 22 de Novembro (Domingo) e o local escolhido é o Mosteiro São Martinho de Tibães (Braga).

Percorrendo o Trilho do Castelo da rede de trilhos pedestres Na senda de Miguel Torga da CM de Terras de Bouro, a sugestão é descobrir o território das freguesias de montanha os Monte de Santa Isabel. A Caminhada realiza-se no próximo dia 8, Domingo, e o ponto de encontro é na Pastelaria Montalegrense às 8h30. O transporte para o local é realizada nas viaturas dos participantes.

Encontros de Verão 2008Correspondendo à preocupações de proporcionar espaços de convívio e encontro da Comunidade que formamos, no próximo dia 18 de Julho (Sábado) realizam-se os Encontros de Verão de 2009. À semelhança dos anos anteriores, esta actividade realiza-se no Complexo Turístico de Rilhadas (Fafe), que reúne todas as condições para um dia bem passado na companhia de amigos que vamos vendo poucas vezes.

Logo AAEUMA Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho, tem a honra de o convidar a assistir, e participar, na tertúlia no dia 10 de Julho, pelas 21.30h, na sala de Actos da “Velha-a-Branca, estaleiro cultural” – sito no Largo Senhora-à-Branca - BRAGA, sob o tema “20 anos AAEUM – Que Futuro?”

A próxima caminhada assinala o aniversário do fim da II Invasão Francesa e percorre os trilhos pelos quais o Marechal Soult retirou com o que restava do II Corpo do Exército Francês.

O XIX FITU "Bracara Avgvsta" ir-se-á realizar nos dias 1 e 2 de Maio, pelas 21:30 horas. Após um longo jejum o FITU regressa de novo, à mais carismática sala de espectáculos da Cidade de Braga: o Theatro Circo. [http://www.theatrocirco.com/] Integrado no programa do Festival está também uma Serenata da Tuna Universitária do Minho à cidade de Braga, no dia 30 de Abril, pelas 23 horas na Sé de Braga, conforme podem apreciar no programa.

A proposta desta caminhada é uma pequena incursão a Espanha para explorar a face Galega da Serra do Gerês e o Parque NaturalBaixa Limia-Serra do Xurés.

Se tens um automóvel clássico, no 25 de Outubro participa no PasseiUM. Esta iniciativa resultou de um trabalho escolar e pretende dinamizar todos os alunos, funcionários e antigos alunos com paixão pelos automóveis antigos, com um passeio entre os Campus de Gualtar (Braga) e o Campus de Azurém (Guimarães). O PasseiUM termina no parque fechado junto ao Pavilhão Multiusos de Guimarães onde estará a decorrer a Expo Clássicos - 1º Salão do Automóvel e Moto Antigos.

A 27 de Setembro a Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Minho (AAEUM) realizou mais uma descida em rafting do Rio Minho. Uma actividade que já faz parte do calendário do nosso actividades regular e proporciona sempre momentos únicos de contacto com a natureza. Apesar da auréola radical que possui, a descida é essencialmente um momento de lazer. E, como é uma aventura no Minho, possui, para quem estudou numa universidade o tomou por baptismo, ainda uma carga simbólica. Afinal no Minho estamos em casa.
 

No próximo dia 19 de Julho (Sábado) realizam-se os Encontros de Verão de 2008. mais uma vez o Complexo Turístico de Rilhadas, em Fafe, a colhe este momento por excelência da associação, rico em actividades lúdicas e desportivas.
 

A sugestão para esta caminhada é uma homenagem a um dos escritores que mais escreveu e percorreu a Serra do Gerês. Em 25 de Julho de 1945, Miguel Torga descreveu nos seus Diários um “dia pela Serra Amarela, a percorrer vezeiras, a visitar fojos de lobos e a quebrar a cabeça no enigma de quinze ou vinte casarotas perdidas numa chapada”.

Nesta caminhada saindo de Brufe, umas das aldeias mais bonitas do concelho de Terras de Bouro, subiremos à serra por antigos caminhos de pastores que em certos locais apenas se deixam adivinhar pelas mariolas. O percurso percorrerá depois alguns dos lugares visitados por Miguel Torga nesse dia de 1945 visitando as casarotas, o fojo de Vilarinho, currais e outros vestígios da aldeia de Vilarinho da Furna.

A caminhada fará ainda um pequeno desvio para visitar os vestígios da Casa da Neve de que tivemos informação sobre a localização já depois da exploração. Segundo as fontes históricas, terá sido construída pelos Arcebispos de Braga para fornecimento de gelo. É uma das poucas "casas de neve" existentes em Portugal.

Dia do Antigo EstudanteNo próximo dia 10 de Maio (Sábado) iniciam-se as Monumentais Festas do Enterro da Gata. Propositadamente é também a data escolhida para a comemoração do DAE–Dia do Antigo Estudante. Queremos que o DAE seja um momento de convívio e encontro físico com a nossa Academia e Universidade.

Machu PichuA Biblioteca Pública de Braga, com a colaboração da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho, vai promover a apresentação do primeiro romance de Luís Novais, intitulado “Quando o sol se põe em Machu Pichu”.

A sessão de apresentação deste romance realiza-se no Museu Nogueira da Silva (Av. Central, Braga) no próximo dia 30 de Abril (Quarta-Feira), às 21.30h., com entrada livre.

Percorrendo o Trilho do Castelo da rede de trilhos pedestres Na senda de Miguel Torga da CM de Terras de Bouro, a sugestão é desta vez descobrir o território das freguesias de montanha os Monte de Santa Isabel.

Anterior 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 Seguinte
Voltar
Parceiros AAEUM
Universidade do Minho|
Parceiros de Eventos/Serviços
|

MAILLING LIST
Regista-te!
Recebe as nossas informações
Subscrever
Publicidade
Inscrição Novo Sócio